Please use this identifier to cite or link to this item: bibliotecadigital.pre.economia.gov.br/handle/123456789/527226
Title: A introdução de contratos de longo prazo poderia viabilizar a retomada de investimentos na produção de etanol hidratado carburante?
Keywords: Álcool - Brasil
Alcohol - Brazil
Energia - Fontes alternativas
Renewable energy sources
Issue Date: Sep-2015
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O etanol hidratado carburante (EHC) perdeu relevância na matriz energética brasileira nos últimos cinco anos em função da dificuldade de seus produtores em obter remuneração adequada. O objetivo deste artigo é analisar os méritos e desafios da introdução de contratos de longo prazo (CLP) como instrumento alternativo de precificação e comercialização do EHC que propicie atratividade de preços ao produtor do EHC e reduza riscos de investimentos. Simulações mostram que o CLP apresenta significativa capacidade de melhorar a remuneração oriunda do EHC, tanto para brownfield quanto para greenfield. No brownf eld, o CLP demonstrou ser capaz de induzir novos investimentos, ao passo que no greenfield, medidas adicionais ao CLP devem ser avaliadas. O CLP também pode trazer benefícios de melhor previsibilidade para o planejamento energético da oferta futura de combustíveis para o governo. Contudo, a implantação do CLP exige a superação de diversos desafios, para os quais ainda é necessário desenhar soluções adequadas.
URI: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527226
Other Identifiers: MILANEZ, Artur Yabe et al. A introdução de contratos de longo prazo poderia viabilizar a retomada de investimentos na produção de etanol hidratado carburante? BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 42 , p. [55]-100, set. 2015.
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/9617
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.